Em celebração aos 50 anos da Revolta de Stonewall, o Copan terá sua fachada transformada na bandeira LGBT. A campanha de financiamento coletivo A Bandeira pretende levantar fundos para a instalação de luzes coloridas nos emblemáticos brises do maior edifício habitacional do Brasil.
A intervenção será realizada entre 19 e 26 de junho, semana em que será realizada a 23ª Parada LGBT (23/06), e consiste na instalação de 4.232 lâmpadas abrigadas pelos brises horizontais da fachada voltada para a Avenida Ipiranga. De acordo com os organizadores da campanha, as fontes luminosas ficarão invisíveis aos olhos dos pedestres e iluminarão os mais de 41.000m² de superfície dos brises.
O projeto permanecerá ativado durante 69 horas, em reverência ao ano em que a Revolta de Stonewall ocorreu, 1969, porém, em momentos diferentes conforme o dia da semana.
As luzes serão acesas no dia 19 de Junho, quarta-feira, às 17:50h. No dia da Parada LGBT, a intervenção permanecerá ativada até o amanhecer, assim como na noite do cinquentenário (28/06). No dia 29, às 23h59, as luzes serão apagadas permanentemente. Segundo os organizadores:
A Bandeira visa levantar nossos olhares à imensidão que é a diversidade humana. Através das cores da bandeira que marca a luta por direitos LGBTQIA+ queremos trazer o foco para a luta diária que é resistir ao preconceito e ficar de pé e cabeça erguida nas ruas, da maneira que somos e sentimos ser. Iluminando a bandeira em meio ao caos urbano do Centro de São Paulo queremos manifestar nossa (re)existência e profundo respeito pela diversidade de nossa gente e nossa cidade, que tanto merecem cuidado.
Participe da campanha de financiamento coletivo no Catarse, aqui. E siga o Instagram do projeto aqui.